segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Morar na Itália..é chique

Morar na Itália...é chique

MORAR NA ITÁLIA - continuação

Continuando a republicação de matérias interessantes para quem tem dúvidas quanto a morar na Itália.
Usar trem na Itália...é chique - Por Beatriz Piccoli


Foto interna de um trem segunda classe de Roma a Pescara

Os trens europeus diferentemente dos trens brasileiros, são utilizados por todas as faixas econômicas por serem o transporte mais seguro, mais barato e mais pontual que possa existir (fora os aviões). Até mesmo na compra de bilhetes nas cidades grandes como Roma, existe a facilidade de se dirigir à bilheterias eletrônicas e com o seu cartão de crédito efetuar a aquisição e impressão do bilhete.


Foto da estação de trem Termini, com conexão às linhas de metro.

Nas cabines eletrônicas em Termini, por exemplo, pode-se escolher o trajeto (ida e volta, só ida ou só volta), pode-se escolher a categoria (primeira classe, segunda classe) e os horários.


 Foto da bilheteria eletrônica

Após a escolha e a impressão, caso a sua viagem esteja em cima do horário, apresse-se pois existem dezenas de binários (plataformas) e alguns, em Termini, estão bem afastados das bilheterias. Não compre bilhete com menos de 15 a 20 minutos do embarque e caso você esteja com idosos ou crianças, calcule meia hora para o embarque. Já nas pequenas cidades esse problema não existe pois a bilheteria fica sempre ao lado do binário (um ou dois no máximo). Nunca se esqueça de validar o seu bilhete nas maquinas espalhadas pelas estações de trem.


 Foto da maquina para validar bilhete de trem na Itália, a validação se faz nesse espaço maior oval na cor preta, deve-se inserir o bilhete pelo seu lado menor, na entrada do orifício e aguardar o som de carimbo da máquina. 

Viajar de trem na Itália pode ser emocionante. Existe um trajeto, uma linha, que só é ativada na entrada do frio, em setembro. Podem acreditar, a linha chama-se LA TRANSIBERIANA D´ITÁLIA, é um trajeto turístico que tem seu ponto inicial na região de Abruzzo, na cidade de Sulmona e seu ponto final é a cidade de Isernia, região de Molise. A ferrovia Sulmona- Isernia (ou vice-versa) é uma linha longa somente 128,7 Km. A paisagem é espetacular pois percorre montanhas como as da estação Rivisondoli/Pesccostanzo cuja altura é de 1.268 metros acima do nível do mar, a segunda estação mais alta da Itália. Nas estações em que o trem costuma parar existem exposições de produtores locais onde se pode degustar e comprar produtos típicos das duas regiões. Dentro dos vagões grupos folclóricos se apresentam, tornando assim a viagem divertidíssima a todos.



Foto dos trens: Fleccia Rossa, trens de alta velocidade.

Contatos por email:
beatriz_piccoli@hotmail.com 
(dupla cidadania na Itália e orientações paralegais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário